Prezados associados, estamos passando por um momento atípico em nossas vidas diante da pandemia do Covid 19. Em virtude dos riscos, uma vez que muitos moradores e proprietários possuem relação com o município de Belo Horizonte, onde já temos a transmissão comunitária, tomamos algumas medidas importantes para evitar a proliferação em nosso condomínio. As decisões são baseadas no decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública do município de Lagoa Santa, e do recente Decreto publicado no dia 18/03, pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Abaixo documentos importantes e as datas, essas informações podem modificar a qualquer momento.
Coronavírus Plano de Contingência – Parte I – 17/03/2020
Coronavírus Documentos aos Proprietários e Prestadores de Serviço – 18/03/2020
Coronavírus Plano de Contingência – Parte II – 19/03/2020
Coronavírus Plano de Contingência Prestadores de Serviço – Parte II – 21/03/2020
A coleta dos materiais recicláveis no Residencial GranRoyalle acontece pela ASCAMARE – Associação dos catadores de materiais recicláveis de Lagoa Santa desde o ano passado, 2018, mas poucos moradores participam segregando o lixo reciclável e isso acelera o risco da ausência da demanda excluir a coleta no local. Não podemos perder esta oportunidade.
A coleta seletiva é realizada pelos nossos funcionários juntamente com o restante do lixo, nas segundas, quartas e sextas por volta das 10h da manhã. A diferença é que é necessário colocar o lixo reciclável em um contêiner, caixas de papelão ou outra forma de separação que faça o funcionário responsável pela coleta entender que se trata de material segregado como reciclável. Já contamos com dois contêineres coletivos específicos para esta finalidade na portaria.
É muito fácil separar o lixo para a coleta seletiva, pois eles são somente separados em dois grupos, materiais recicláveis e não recicláveis.
Precisamos nos conscientizar e participar! É bom para nós e maravilhoso para o meio ambiente.
Reserve um local na casa, de fácil acesso, para colocar um balde, fixar um saco ou sacola ou recipiente específico. Comunique a todos os moradores que a partir de agora faremos parte de um grupo de pessoas que tem atitudes ambientalmente corretas.
Não deixe este material na chuva, evitando estragá-lo e evitando assim que o mosquito da dengue encontre local propício para sua proliferação.
Você não precisa separar por categoria (papel, vidro, metal e plástico). Tudo o que for reciclado, pode ser embalado junto. O trabalho de separação será realizado pela ASCAMARE. O funcionário da associação também não separará o lixo reciclável do não reciclável, ele é responsável apenas pela coleta.
Vasilhames com resíduos de alimentos devem ser passados na água só para retirar o excesso, evitando mofo, odor e atração de animais indesejáveis (Ex.: lata de molho de tomate, caixinha de leite, caixinha de leite condensado, latinha cerveja e refrigerante).
Procure separar todo o material reciclável possível, sem exceção. Na dúvida sobre o material ser ou não ser reciclável, pode colocá-lo junto. Caso não venha a ser reciclado, durante a separação pela Associação de Catadores, ele será destinado ao local correto.
Vidro quebrado, seringa sem agulha e lâmina, merece atenção especial. Deve-se embrulhá-los em papel ou jornal. Uma boa dica é usar caixinha de leite ou sabão em pó para acondicionar estes materiais.
Agulha de seringa é sem dúvida um dos maiores perigos para quem manuseia lixo e materiais recicláveis. Atenção para esta dica: para evitar acidentes, abra a seringa, retire a agulha e a coloque dentro da seringa com a ponta da agulha para cima, em seguida, feche a seringa com o êmbolo, a agulha ficará presa, não oferecendo risco.
Cerâmica, pratos, pirex, trapos de tecido, couro, pontos de cigarro, isopor (é reciclável, mas ainda em Minas Gerais não temos destino certo), papel carbono, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, papel higiênico, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, esponjas de aço, espelhos quebrados, entre outros.
Atenção: A cerâmica, couro, espelhos quebrados e qualquer outro objeto que você acredite que possa ser utilizado para fins de artesanato, podem também ser encaminhados juntamente dos outros materiais recicláveis para reutilização. A partir de julho/2009, uma parceria entre a Associação dos Artesãos/Lagoartessanta e ASCAMARE possibilitou a troca destes materiais por lanche para os catadores.
A Prefeitura de Lagoa Santa através da Diretoria de Meio Ambiente iniciou no ano de 2004 o Programa de Coleta Seletiva na cidade, o que possibilitou a criação de uma associação dos catadores de materiais recicláveis – ASCAMARE.
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa – ASCAMARE, localizada na Rua José Bispo Lisboa, nº 260, Bairro Pôr do Sol, existe desde 2003 e, iniciou suas atividades, de fato, em 2004. Em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria de Meio Ambiente, a ASCAMARE, atualmente, recolhe e destina de forma ambientalmente correta várias toneladas de materiais recicláveis, evitando, deste modo, que todos estes materiais sejam descartados em aterros ou clandestinamente provocando sérios danos ambientais.
A mobilização para a formação de uma associação que reunisse todos os catadores de recicláveis de Lagoa Santa iniciou em 2002. Inicialmente foi feito um levantamento para identificar todos os catadores; em seguida foram realizadas muitas reuniões com técnicos do CETEC, da Secretaria de Meio Ambiente e os catadores. O objetivo de tais reuniões era a capacitação dos catadores e de multiplicadores do projeto. Após muitas oficinas, seminários e fóruns lixo e cidadania, a semente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa estava pronta para germinar e se desenvolver.
O primeiro Estatuto Social da ASCAMARE data de 04/12/2002 e, foi oficialmente registrado em 30/05/2003. O primeiro presidente da ASCAMARE foi Adão de Souza (já falecido) que muito trabalhou para a formação da associação. Desde então muita coisa já mudou; muitos dos integrantes iniciais saíram, outros tantos entraram, num exercício constante de aprendizado, trabalho em equipe e compartilhamento dos ganhos e das perdas.
Hoje se pode dizer que a ASCAMARE já atingiu um certo grau de maturidade, aprendizado e competência para desenvolver o seu importante trabalho. Certamente ainda tem muitas coisas para aprender, procedimentos para serem aperfeiçoados e melhorados para tornar o trabalho cada vez mais eficiente. O caminho é longo, mas temos certeza que é um caminho sem volta, pois, não podemos mais regredir, só progredir, caminhar para frente com esperança em um mundo melhor e sustentável ambientalmente.
Praticar a coleta seletiva dos materiais que podem ser reciclados é um gesto de amor para com o Planeta Terra, nossa única casa e, fundamental para a sustentabilidade dos recursos e manutenção da vida, incluindo a nossa!
A ASCAMARE em parceria com a Prefeitura Municipal promove a coleta em diversos locais da cidade, como empresas, indústrias, comércios, escolas municipais, bem como a coleta porta-a-porta efetuada em alguns bairros e condomínios, e com pretensão para atendimento para toda a cidade até o fim do ano de 2010.
O Programa está em fase de expansão, agora já inclui a coleta em quase todos os bairros da cidade, bem como o atendimento a pequenos geradores (pessoas as quais o bairro ainda não é atendido pela Coleta Seletiva, mas que tem interesse em participar do programa).
A coleta seletiva no município, já segue uma tendência mundial, a separação dos rejeitos em apenas dois grupos distintos, o que é reciclável e o que não é reciclável. Isso facilita a participação da comunidade e não traz transtornos aos catadores da associação, pois, todo o material que chega ao galpão precisa de uma minuciosa triagem para separação e possibilidade de venda do material.
Outro passo constitui na implantação da coleta seletiva em todas as repartições públicas do Município de Lagoa Santa, feita a partir da educação ambiental de seus funcionários e separação do material reciclável da repartição.
Todo esse projeto, alicerçado sobre o parâmetro da melhoria da qualidade ambiental, possibilidade de aquisição de renda para varias famílias, bem como o desenvolvimento sustentável da cidade se faz com o apoio estrutural e logístico da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, que fornece o galpão, caminhões e motoristas para a coleta, em um esforço constante para que não hajam catadores de rua e uma infra-estrutura que proporcione a qualidade de trabalho dos associados.
Para aqueles que quiserem participar, devem entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente, através do telefone 3688-1369/ 1370, ou encaminhar diretamente à ASCAMARE.
Referência: texto retirado do site https://www.lagoasanta.mg.gov.br/programas-e-projetos-sp-617575319/coleta-seletiva e adaptado pela Diretoria Residencial GranRoyalle Lagoa Santa em 02/12/2019.
É sabido que o Residencial GranRoyalle hoje sofre com infestação de escorpiões. Acúmulos de materiais de desuso, de construção e vegetação densa podem gerar o recurso alimentar e abrigo ideal para os escorpiões. O escorpião amarelo preferencialmente e o mais importante exemplar de acidentes, é atraído pela grande disponibilidade de baratas que se proliferam nas câmaras subterrâneas, galerias de águas pluviais, infiltração de umidade do solo embaixo das edificações e principalmente na rede de esgoto.
Com intuito exclusivo de auxiliar moradores e proprietários do residencial no combate à infestação, o inseticida de alta performance, micro encapsulado, Demand 2,5 Cs tem se mostrado muito eficaz no combate aos escorpiões. Importante verificar todas as recomendações do fabricante para aplicação.
Contudo, onde a estrutura contribui para gerar recurso alimentar e atrair animais peçonhentos, o uso de inseticidas como única medida de controle é insuficiente e ineficaz para controlar a população desses animais e reduzir o risco de acidentes. São necessárias que também sejam instaladas barreiras físicas, fazer o manejo ambiental no entorno do domicilio e realizar adequações necessárias, de modo a reduzir ao máximo o acesso de escorpiões para dentro do espaço habitável do imóvel.
Destacamos que todos os moradores/proprietários têm um papel muito importante! A melhor prevenção ao aparecimento de escorpiões requer esforços conjuntos zelando pelas medidas de prevenção e controle tanto nas áreas comuns quanto em cada um dos imóveis.
Faça a limpeza periódica dos jardins e áreas externas, removendo todo material acumulado que possa se tornar abrigo para animais peçonhentos.
Mantenha a vegetação rasteira dos jardins periodicamente desbastada, e a grama constantemente aparada, impedindo que a vegetação volumosa e a grama alta sirvam de abrigo.
Mantenha os lotes limpos e roçados e sem materiais acumulados.
Mantenha limpos e desobstruídos os cômodos destinados a depósito de material de limpeza, de manutenção ou despejo. É recomendado o uso de prateleiras e suportes que permitam a estocagem do material afastado do piso em no mínimo 25 cm.
Providencie proteção para todos os ralos instalando tela protetora contra baratas e escorpiões ou grelha com fecho do tipo “abre-e-fecha”. Existem modelos de ralos com sifão e “abre e fecha” bem modernos.
Mantenha os ralos de pouco uso permanentemente fechados.
Instale válvula de retenção no esgoto.
Fique atento! A saída de esgoto para água da máquina de lavar roupa, louça, da centrífuga ou do sifão da pia da cozinha, quando mal ajustada, também é um ponto de acesso de escorpiões para o interior do imóvel.
Use tela metálica nas saídas do tanque e da pia da cozinha. Na saída do cano nos ralos lineares, por dentro da tampa, você também pode colocar esta tela para proteção adicional.
Obstrua os vãos das portas que dão acesso para o exterior, com protetores.
Vede totalmente os conduítes da fiação elétrica e telefônica. Essa vedação pode ser feita com silicone aplicado na saída dos conduítes nas caixas. Tanto as caixas das tomadas e interruptores das paredes quanto dos pontos de luz do teto devem ser vedados.
Inspecione frequentemente tapetes e cortinas.
Afaste camas e berços das paredes e não deixe as roupas de cama encostar-se ao chão.
Cuidados ao manusear as roupas sujas no cesto, normalmente eles são vazados e ficam em áreas úmidas e menos frequentadas da casa.
Sacuda e inspecione sempre toalhas, roupas e sapatos antes de vestir e calçar.
Cuidado com calçados e roupas de pouco uso. Plásticos com zíper de fechamento podem ser uma boa opção para guarda-los em segurança.
Não deixem brinquedos espalhados, mantenha-os seguro em caixas organizadoras com tampas.
Utilize botas ao andar em lugares com mato alto ou material acumulado.
Utilize luvas de couro ao manusear tijolos, madeiras e entulhos.
O Hospital Lindouro Avelar, Santa Casa de Lagoa Santa, dispõe de soro antiescorpiônico.
LEMBRE-SE! A MELHOR PREVENÇÃO É A SUA ATENÇÃO!
Material construído pela Diretoria Residencial GranRoyalle Lagoa Santa, em fevereiro de 2020, com base no material Disponível em: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/unidades/zoonoses/medidasprevacidentesescorpioes.pdf e cartilha educativa divulgada pelo Hospital Municipal Lindouro Avelar, Lagoa Santa, 2019.